- Higiene pessoal;
- Prevenção de problemas posturais;
- Higiene bucal;
- Orientações sobre aprendizagem escolar;
- Prática de atividade física e alongamento com as crianças;
- Orientações sobre alimentação saudável.
O Programa Saúde na Escola - PSE é um programa do Governo Federal, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Macapá que atua em parceria com o Governo do Estado. O objetivo do PSE é oferecer uma melhor qualidade de vida aos alunos e funcionários das escolas participantes.
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Escola E. São Francisco de Assis.
Ciclo de palestras na Escola Estadual São Francisco de Assis no bairro Santa Rita, participaram da ação os alunos do turno da manhã do 1 e 2 ano, com as idades de 5, 6 e 7 anos.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Escola E. Predicanda C. Amorim Lopes
O PSE na Escola Estadual Predicanda Carneiro Amorim Lopes. Palestras sobre higiene, alimentação saudável, aprendizagem escolar, postura e saúde auditiva.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Ação das equipes de saúde na Escola E. Cecília Pinto
As equipes de: ESF da enfermeira Ebe área 022 e NASF 003 dando continuidade nas atividades de triagem nos alunos e a equipe PSE com o ciclo de palestras na Escola Estadual Cecília Pinto.
Dinâmica com os alunos na quadra da escola - Educador físico Paulo.
Palestras:higiene corporal e bucal, postura, saúde auditiva, vocal e aprendizagem escolar.
Escola Estadual Irineu da Gama Paes
A Escola Estadual Irineu da Gama Paes recebeu as equipes do PSE, Estratégia Saúde da Família 029-Enfa. Fernanda, NASF 003 para dar continuidade ao ciclo de palestras que tem como objetivo trabalhar a prevenção e promoção da saúde nas escolas.
Apresentação das equipes de saúde.
Palestra e orientação postural com as fisioterapeutas Dra. Aline e Dra.Adna.
Orientações sobre saúde auditiva e aprendizagem escolar- fonoaudióloga Liane.
Palestra sobre Bullying com a psicóloga Andressa-equipe NASF 003.
Orientações: Prática de atividade física e alongamento com os alunos.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Por onde anda o PSE?
O PSE anda com a agenda bem cheia, isto porque estamos sempre visitando as escolas da Zona sul e Zona Norte do município, semana passada a equipe visitou as seguintes escolas: E.E Santuário do Perpetuo Socorro, E.E Deuzuite Cavalcante, E.E Araçari Corre Alves, E.E Darcy Ribeiro, E.E Antônio Lima Neto e E.E Prof Nilton Balieiro, nestas visitas tivemos a participação das equipes de NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e ESF (Estratégia Saúde da Família), juntos procuramos proporcionar um bom trabalho envolvendo a saúde dentro das escolas. Os temas palestrados foram: Álcool e outras Drogas, Bullying, Alimentação Saudável e Higiene pessoal e buca.
Assistente Social Gisele Campos palestrando sobre álcool e outras drogas E.E Santuário do Perpetuo Socorro |
Fisioterapeuta do NASF 02 Felisa palestrando na E.E Santuário do Perpetuo Socorro. |
Fisioterapeuta, psicóloga e assistente social palestrando para o ensino especial. |
Fonoaudióloga Thaís Silva na E.E Deuzuite Cavalcante. |
Psicóloga Isadora Canto conversando sobre Bullying |
Psicologa e assistente social na E.E Araçari Correa Alves |
Ação na E.E Darcy Ribeiro, saúde e educação unidas. |
PSE E NASF 01 |
Equipes reunidas para a ação na E.E Darcy Ribeiro, PSE, NASF e ESF. |
Odontológo do PSE participando da triagem na E.E Prof Nilton Balieiro |
Fonoaudiológa do PSE fazendo avaliação nos alunos da E.E Prof Nilton Balieiro |
Diga Não ao Bullying
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully,
que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português,
é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e
maltrato.
O bullying é um problem mundial e não ocorre somente nas escolas, este pode acontecer em qualquer lcontexto onde haja interação como em: casa, na rua, na vizinhança, por ligação, menssagem de texto, por redes sociais (Cyber Bullying), desde que seja uma ação constante.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos,
convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as
“próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre
uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica
contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente,
experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
Como consequencia pode ocorrer um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e
adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou
separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum
tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos
extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal
maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
Tipos de Bullying
• Indireto: as vítimas estão ausentes (mais adotado pelas meninas); indiferença, isolamento, difamação, negação aos desejos;
• Direto: as vítimas
são atacadas diretamente (mais comum entre os meninos); apelidar,
agredir, ameaçar, roubar, ofender verbalmente, utilizar expressões e
gestos que geram mal-estar aos alvos;
• Cyberbullying: é o uso da tecnologia de informação e comunicação (e-mail, celulares, fotos digitais, sites e redes sociais e etc) como
recurso para comportamentos deliberados, repetidos e hostis, na
tentativa de causar danos a outros por meio de texto, imagens e vídeos,
editados/manipulados ou não.
Formas de Bullying
- Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
- Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
- Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os
- Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
- Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
- Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens..
- Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
- Isolamento social da vítima.
- Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
- Chantagem.
- Expressões ameaçadoras.
- Grafitagem depreciativa.
- Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma “vítima perfeita”).
Evitando o Bullying
A Abrapia, Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência, faz as seguintes sugestões aos educadores:
Estimular os alunos a informar os casos;
- Conversar com os estudantes e ouvir atentamente as sugestões e reclamações;
- Valorizar e reconhecer as atitudes dos alunos no combate ao problema;
- Estimular lideranças positivas entre os estudantes como prevenção de futuros casos;
- Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, a fim de resolver o problema em seu nascedouro;
- Criar regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Escola Estadual Cecília Pinto no bairro Muca. As turmas do 2 ao 4 ano nas idades de 7 à 13 anos participaram da atividade educativa em que abordou-se os temas Higiene pessoal e bucal, postura, a importância da atividade física, saúde auditiva e vocal e orientações sobre aprendizagem escolar.
Equipe do PSE e a coordenadora pedagógica do turno da manhã.
Agradecemos a colaboração e até a próxima ação no dia 24/08/12.
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